eMule (1 de 3) – Instalar
eMule (2 de 3) – Usar
eMule (3 de 3) – ID Baixa / Low ID

Resolvi fazer um tutorial pro pessoal que está tendo dificuldade de instalar e configurar o eMule corretamente para ele ter uma conexão decente e baixar os arquivos com uma velocidade boa.

Para quem não conhece, o eMule é um programa grátis de troca de arquivos pela internet (filmes, desenhos, séries, quadrinhos, livros etc). Atualmente é um dos mais utilizados juntamente com os programas que baixam arquivos torrent, ambos utilizam sistemas P2P, os arquivos não ficam armazenados em um único lugar, ao invés disso, você baixa as várias partes de um arquivo de pessoas diferentes, assim como outras pessoas irão baixar para o computador delas partes do arquivo que você já tenha.

O eMule utiliza um sistema de filas e de créditos. Quando você quer baixar um arquivo de determinada pessoa, você entra na fila dessa pessoa. Quanto mais tempo você deixa seus arquivos compartilhados para outras pessoas baixarem, mais créditos você ganha com essas pessoas e assim você avança mais rapidamente na fila delas.

Primeiro, baixe o programa no site oficial: eMule-Project.

Caso o site não abra diretamente em português, você pode clicar na bandeira do brasil (circulada na imagem abaixo).

Depois clique no link “Download” (circulado na imagem abaixo).

emule_sitio.JPG

Na página de download, clique no link “Download” (circulado na imagem abaixo) abaixo de “Instalador v…”. Você não irá precisar baixar os arquivos “Binários” ou “Código Fonte”.

emule_download.JPG

Uma página nova irá abrir e tentar encontrar um site que hospede um download mais perto de você. Depois disso, caso o download não comece automaticamente, clique na página nova em “this direct link” (circulado na imagem abaixo) e salve o arquivo no computador.

emule_download_1.JPG

Vá na pasta aonde o arquivo foi salvo e dê um duplo clique no arquivo do eMule para instalar ele.

Tela de Escolha da Língua (imagem abaixo): escolha em que língua você quer que o programa seja instalado (ex.: Português (do Brasil)) em seguida clique em “OK”.

inst_lingua.JPG

Siga os passos do programa de instalação do eMule:

Tela de Boas-Vindas (imagem abaixo), clique em “Avançar >”.

11.JPG

Tela de Aceitação do Contrato de Licença (imagem abaixo) dizendo que eles não se responsabilizam pelos arquivos trocados e blablabla , clique em “Concordo”.

22.JPG

Tela de Escolha dos Componentes (imagem abaixo), pode deixar todos eles marcados mesmo, clique em “Avançar >”.

33.JPG

Tela de Decisão de Compartilhamento (imagem abaixo):

Caso somente uma pessoa use o programa ou mais de uma use e não se importe de ter as mesmas configurações do programa e os arquivos sejam gravados na mesma pasta, selecione a opção “Uso Compartilhado” (normalmente esta opção já vem marcada) e clique em “Avançar >”.

Caso mais de uma pessoa vá usar o eMule e vocês queiram ter os arquivos baixados em pastas diferentes além de configurações do programa diferentes, selecione a opção “Específico do Usuário” e clique em “Avançar >”.

44.JPG

Tela de Escolha do Local da Instalação (imagem abaixo):

Eu deixo na pasta que vem como opção padrão e clico em “Instalar”.

Caso você prefira escolher outra pasta, clique em “Procurar…”, escolha o local (caso queira, crie uma nova pasta) e clique em “OK” e a seguir em “Instalar”.

55.JPG

Tela de Instalação, o programa irá demorar algum tempo instalando o programa e logo irá aparecer a tela de Instalação Completada (imagem abaixo), após isto, clique em “Avançar >”.

66.JPG

Tela de Conclusão (imagem abaixo): caso não queira um atalho para o programa na Área de Trabalho do Windows desmarque a opção “Atalho no Desktop”, senão clique direto em “Terminar”.

77.JPG

Depois de terminada a instalação, duplo clique no ícone do programa (mulinha / burrinho). A primeira vez que se executa o prograva você terá que fazer alguns ajustes das configuções iniciais do programa.

Tela de Boas-Vindas (imagem abaixo), clique em “Avançar >”.

e11.JPG

Tela Geral (imagem abaixo):

Você pode colocar um nome de usuário, mas se deixar o padrão não faz diferença.

Habilite a primeira opção se você quiser que o eMule ligue com o Windows (eu deixo este desabilitado).

Habilite a segunda opção se você quiser que o eMule se conecte com os servidores assim que ele for iniciado (eu deixo este habilidado).

Clique em “Avançar >”.

e22.JPG

Tela Portas e Conexão (imagem abaixo):

Você tem que escolher 2 portas para que o eMule possa se conectar.
Uma porta para a rede eMule (principal) de conexão TCP e uma para a rede Kad (auxiliar) de conexão UDP.

Não existe um número especial da porta TCP ou UDP que deva ser utilizado, não faz diferença nenhuma se for igual ao de um amigo seu ou igual à porta de algum servidor de arquivos. A porta pode ter um valor entre 1023 e 65536.

As portas normalmente conhecidas para eMule são TCP: 4662 e UDP: 4672. Tem gente que acha que algumas operadoras telefônicas bloqueiam estas portas, então mude para outra. Na minha configuração eu coloquei:
TCP: 44662
UDP: 44672

Uma outra opção, caso o seu roteador suporte UPnP (a maioria não suporta), é clicar na opção “Configurar Portas usando UPnP”, assim uma porta é escolhida e as configurações são ajustadas automaticamente no roteador e no firewall.

Clique na opção “Teste de portas”. Uma janela do navegador de internet irá se abrir e se conectar no site do eMule para fazer o teste das portas.

e33.JPG

Caso o seu teste de portas de OK (imagem abaixo) meus parabéns, você deu sorte e não vai precisar fazer muitos ajustes na configuração posterior.

e442.JPG

Caso o teste de portas não dê certo (imagem abaixo), não se preocupe, logo mostrarei como fazer a configuração corretamente na parte eMule (3 de 3) – ID Baixa / Low ID.

e441.JPG

Tela de Download / Upload (imagem abaixo):

Deixe as opções marcadas mesmo, assim o eMule controlará melhor o
download de arquivos com poucas fontes e o upload de arquivos raros.

Clique em “Avançar >”.

e55.JPG

Tela de Upload (imagem abaixo). Deixe a opção marcada mesmo, assim o eMule controlará melhor a tranferência de pedaços dos arquivos. Clique em “Avançar >”.

e66.JPG

Tela de Servidor (imagem abaixo):

Deixe as opções eD2K e Kad marcadas, para se ter mais opções de fontes de arquivos para baixar.

Pode marcar a opção de “Conexão Segura”, isso faz o programa mandar o pedido de conexão para 1 servidor só em vez de 2, o que dá mais chances de se conseguir uma conexão melhor.

Clique em “Avançar >”.

e77.JPG

Tela Final (imagem abaixo), clique em “Concluir”.

e88.JPG

Uma janela de Assistente irá abrir (imagem abaixo):

Em Sistema Operacional, marque o seu. Caso não saiba qual ele é, veja no Windows no menu Iniciar -> Configurações -> Painel de Controle -> Sistema.

Em Download Simultâneos, escolha a quantidade máxima de arquivos que podem ser baixados ao mesmo tempo. Marque 16+, a não ser que seu computador e sua conexão com a internet sejam muito devagar.

Em Tipo de Conexão, escolha a velocidade de Download e de Upload ou escreva ela em “Customizável”. Caso você não saiba a sua conexão, é possível medir ela aproximadamente em alguns sites que testam a velocidade da sua conexão, para isso, pare todos os downloads que estiver fazendo e acesse, por exemplo, algum dos seguintes sites:

Abeltronica

Speedtest

Internetfrog

Auditmypc

Lembre de verificar se a velocidade está em Kbits/s ou KBytes/s. Para passar de KBytes/s para Kbits/s basta multiplicar por 8. Clique em “Aplicar”.

c11.JPG

Passe agora para o próximo passo:

eMule (2 de 3) – Usar