A batalha das toninhas


Eu já tinha ouvido falar na Batalha das Toninhas, mas não lembrava dela.

A quem interessar possa, a chamada Batalha das Toninhas foi um evento ocorrido com a Marinha do Brasil, no estreito deGibraltar, em Novembro de1918, portanto ao final da Primeira Grande Guerra.

Os navios da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG) receberam ordens do Almirantado inglês para seguirem para Gibraltar. O Almirante Pedro Max Fernando Frontin fora alertado para tomar cuidado, pois o encouraçado HMS Britania, designado para acompanhar a flotilha brasileira havia sido afundado por um submarino alemão, e havia um alerta da presença de mais submarinos na área.

Nesse contexto, o Cruzador Bahia confundiu um cardume de toninhas com o rastro de um periscópio de submarino alemão, resultando no ataque ao cardume. (Fonte: Wikipedia)

Se quiser saber mais sobre a patética participação do Brasil na Primeira GUerra Mundial você pode ler clicando aqui.

Mas, se quiser saber mais sobre a Batalha das Toninhas… assista este vídeo de um professor de cursinho.

Não sei ao certo (o Doginho pode falar melhor sobre isso já que ele é da área de direito), mas uma vez me disseram que filmar uma aula é ilegal pois ela é de propriedade intelectual do professor.

Mas quem se importa? O cara é engraçadíssimo!

Até a próxima.

3 ideias sobre “A batalha das toninhas

  1. Pedro T  

    Renato, se você não prestou atenção, ele diz cardume por fazer uma relação com focas, para que os alunos entendam o como aconteceu.
    Duvido que sem olhar no seu querido amigo Google, você soubesse o que é uma Toninha.

    Responder
  2. Garnes  

    Poderia ter sido muito bem lembrado pelo Renato a descrição sobre cardume de toninhas, onde o termo CARDUME estaria mal-empregado, e está na wikipedia.
    Mas o fato é que CARDUME pode ser reconhecido na nossa gramática como alusivo a bando, aglomeração ( leiam no Dicionário do Aurélio ), e isso no sentido figurado, e então é correta a aplicação de cardume ao grupo de toninhas, e sendo que Cardume não é termo exclusivo para peixes.

    Responder
  3. RENATO  

    Toninhas não são peixes e sim mamíferos, então não andam em “cardumes”.
    Não existe um coletivo próprio para toninhas, então podemos chamar de “grupo”.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *