Eu sou o tipo de cara que adora cozinhar, principalmente adora comer, estou sempre na cozinha fazendo pratos novos, experimentando e tudo mais, de quando em vez surge algo que eu nunca tinha visto em lugar nenhum e fica bom, é o caso desse prato que vou passar a receita hoje. É um prato simples, relativamente barato, fica pronto rápido pra caralho e dá para duas, talvez três pessoas, agora, rápido pra caralho eu considero 20 minutos, é pouco tempo quando se trata de cozinha, alguns dos meus pratos preferidos eu levo horas para fazer.
Vamos ao que interessa…
Ingredientes:
1 peito de frango bem servido (aprox 6 reais aqui em Aracaju)
1/2 chícara de azeite de oliva (nunca tentei com óleo de cozinha)
1 colher de manteiga bem servida
2 colheres de requeijão cremoso
Sal e pimenta do reino a gosto
1 caldo knor sabor galinha (acho que serve qualquer um deles)
PS: Caso queira fazer para mais gente, é só dobrar os ingredientes 😛
Modo de preparo:
Primeiro de tudo, pegue o peito de franco E PASSE A FACA NESSA PORRA, digo, corte em cubinhos e separe em uma vasilha ou um canto da tábua de cortar. Eu particularmente não gosto de desperdiçar nada na cozinha, então eu pego a pele e a carcaça do peito de frango e faço um caldo, que posteriormente poderá ser usado em outra receita ou no pior dos casos, virar comida de cachorro, o negocio é só não botar fora bele?
Voltando, depois de cortado em cubinhos, tempere o frango com sal e pimenta do reino a gosto, meta a mão na bagaça e de uma “mechida” para o tempero pegar em todos os cubos.
Depois pegue uma frigideira grande e bote para aquecer junto com o azeite, quando estiver em ponto de fritura, atire o frango lá na parada e comece a revirar o penoso dentro da frigideira até ficar bem “branquinho” por fora.
Nesse ponto, quando o frangote já está branquinho o azeite deve ter assumido um tom um pouco amarronzado, agora chegou a hora da manteiga e do caldo knor.
Pegue o caldo, de uma esfacelada com os dedos mesmo se você não for fresco, e jogue dentro da frigideira, de uma mexida até ele dissolver, depois faça o mesmo com uma colher de manteiga, essa eu não aconselho a tentar esfacelar com a mão, mas tá valendo.
Depois de tudo derretido você vai notar que a manteiga se juntou com o azeite formando um caldo que provavelmente deve estar gostoso pra caralho, agora é só deixar dourar até ficar no ponto. O ponto para quem não sabe é quando o frango está douradinho por fora e branco por dentro, de forma que ainda fique suculento, eu diria que é aproximadamente uns cinco minutos depois de ter medito a manteiga na parada.
Depois disso, pegue todo o conteúdo da frigideira e coloque na vasilha/prato/qualquer lugar em que você pretenda servir o treco, e agora entra o requeijão cremoso para dar aquele toque místico e fenomenal.
Depois do frango na parada em que você vai servir, mande as duas colheres de requeijão cremoso e fique mexendo até elas derreterem, você pode fazer isso enquanto ainda está no fogo, mas você vai desperdiçar requeijão, por que a tendência é ele ficar muito pastoso e se aderir a frigideira.
Enfim, depois do requeijão ter derretido está tudo pronto, agora é só comer. Para acompanhar um arroz, quem sabe um purê de batatas, ou simplesmente joga a bagaça no pão e come como sanduíche que também fica bom.
Lembrando que para o molho ficar cremoso tem que servir ainda QUENTE, se deixar esfriar o negócio em vez de molho vira uma pasta, eu particularmente não me importo, quando não como tudo, largo na geladeira e como no outro dia com pão.
Enfim, está ai o Frangão do Troile, se você quiser pode chamar de Frango Amanteigado ao Molho de Requeijão, também serve.
Bon appetit.