Para quem não sabe, a contrapropaganda se caracteriza pelo emprego de algumas técnicas que visam amenizar o impacto das mensagens opostas, anulando seu efeito persuasivo.
Procura colocar as idéias dos adversários em contradição com a realidade dos fatos, com outra idéias defendidas por eles próprios ou em desacordo com certos princípios e valores aceitos e arraigados entre os receptores.
Outra vezes, atua de forma indireta, tentando desmoralizar as idéias, não pela crítica à personalidade ou ao comportamento daqueles que as sustentam.
A apresentação de fatos que estejam em contradição com as mensagens adversárias, sugerindo sua falsidade, irrealidade ou absurdo, é realizada com o intuito de despertar dúvida em relação a elas.
Com o objetivo de desmoralizar as manifestações estudantis, afirma-se que se trata de “filhinhos de papai”que, ao invés de estudar e cumprir suas obrigações, permanem fazendo “badernas” e “arruaças”, prejudicando o trânsito, gerando insegurança para o povo e criando dificuldades para todos. Conseguem, dessa forma, despertar a hostilidade e desprezo de grande parte da população contra os movimentos e, assim, abafar a questão dos problemas sociais que estavam sendo levantados pelos universitários.
É por essas e outras, caros amigos, que eu lhes digo
A primeira contrapropaganda a gente nunca esquece:
http://www.youtube.com/watch?v=bNegs0eSIuM
Até a próxima.
ue, aqui ta passando… O.o
o video jah era, upa ai de novo.