Salve leitores uninuni, não sei se todos já estão familiarizados com a tecnologia de televisão digital, mas na dúvida vou dar uma breve explicação antes de contar as novidades.

A televisão digital basicamente é preparada pra receber um melhor tipo de sinal capaz de armazenar mais informações por uma mesma freqüência, o que implica em uma melhoria em vídeo e áudio. De acordo com o que eu andei vendo por aqui, a tv analógica atual opera entre 480 e 525 linhas de vídeo, enquanto a digital de alta definição está alcançando 1080 linhas de vídeo. O que isso quer dizer? Isso quer dizer que a televisão digital é mais que duas vezes mais detalhada que a analógica, por assim dizer. Mas além de tudo existe com isso a possibilidade de transmissão de áudio em 5 canais diferentes, o que em um sistema de som bem preparado possibilitaria o uso de surround system, aquele que você pode dizer de onde veio o som, ajudando a se sentir dentro dos filmes. Além de mudar o formato dos televisores, normalmente 4:3 quando analógicos, para 16:9 que é o usado nas telas dos cinemas.

Tah, agora que sabemos o que é tv digital, vamos às novidades ;D

Muitas das operadoras de tv a cabo já operam com um sinal digital que é recebido em seus decodificadores, no entanto pouco se aproveita da maravilhosa tecnologia já que muitos ainda usam televisores convencionais linkados a estes. No entanto, a notícia não é realmente essa, não está muito longe de termos sinal aberto digital no Brasil, muito vem sendo discutido sobre normas e outras viadagens políticas aew que eu não costumo dar muita atenção. O melhor no entanto é que não será necessário pagarmobtv R$4.000,00 num televisor digital para usufruir de seu sinal, quando se pode comprar um aparelho que está sendo desenvolvido pela tec toy, o MobTV, este que uma vez plugado num computador o transforma num aparelho de tv digital. Estima-se que em dezembro deste ano seja devidamente lançado.

Matéria original