Não muito tempo eu havia comentado algo sobre os Caça-Fantasmas, até que o plucky me censurou sobre os verdadeiros caça-fantasmas não serem aqueles mais conhecidos e populares, algo sobre a série ter um gorila e umas bizarrices, além de ter inspirado o primeiro filme e por conseqüência os desenhos dos caça-fantasmas. Mas no fim das contas esbarrei com uns vídeos e textos sobre o assunto e deu que nenhum dos dois estava certo. Tudo começou com uma série exibida pela NBC com atores reais, tudo isso na década de 70, o nome era “The Ghost Busters” e veio a ser exibida no Brasil como “Trio Calafrio”, no entanto a série só durou 16 episódios.

Trio calafrio, Ghost bustersTrio calafrio, Ghost busters 2

Foto da série original e capa da primeira edição em VHS.

Até aí tudo bem, daí a columbia pictures lançou seu filme Ghostbusters em 1984, aquele em que aparece o homem de marshmallow gigante, e quiseram fazer um desenho baseado no filme deles em 1986 com o mesmo nome, no entanto a Filmation que possuía direitos na primeira série também resolveu fazer um desenho baseado no seu original com o mesmo nome que da colúmbia. Toda uma guerra judicial se teve e quem ganhou os direitos no nome foi a Filmation, lançando assim a série “Ghostbusters”, exibida no Brasil como “Os Fantasmas” estrelada pelos filhos dos protagonistas originais e ainda o mesmo gorila e o da columbia ficou como “The Real Ghostbusters”, exibida no Brasil como “Os Caça-Fantasmas”. A série da columbia como todos já sabem fez muito mais sucesso e rendeu 6 temporadas e inclusive uma continuação com novos caça-fantasmas, já que os antigos estariam mais velhos e aposentados, chamada “Extreme Ghostbusters”, que eu curtia mto por sinal, mas parece que n fez muito sucesso por alterar a composição original dos caça-fantasmas. E existem especulações sobre um terceiro filme dos caça-fantasmas rolando pela internet, mas não posso dizer nada com certeza ainda.

Agora seguem as entradas de todos os desenhos citados acima, na ordem em que foram citados, incluindo uma segunda versão da entrada dos Real Ghostbusters.

Filmation Ghostbusters, ou Os Fantasmas no Brasil

The Real Ghostbusters, ou Os Caça-Fantasmas no Brasil

Segunda entrada dos Caça-fantasmas

Extreme Ghostbuster, ou caça-fantasmas radicais no Brasil