Dizem que algum adolescente se baseou no alto-falante da empresa britânica Compound Security Systems para criar um toque de celular que adultos não pudessem ouvir e assim poder usar o celular em sala de aula, seja pra saber quando chegou uma mensagem de texto, seja pra tentar colar durante provas ou o que mais desse na telha.

alto_falante.JPG

O tal alto-falante chamado Mosquito é vendido pra lojas com o objetivo de afastar adolescentes encrenqueiros (sério, pode olhar no site deles). Ele emite um zunido de alta frequência muito irritante que teoricamente adultos não conseguem ouvir e que faz o grupinho preferir ficar bem longe dali (ou quebrar o alto-falante, afinal eles são encrenqueiros…).

idade_audicao.jpgEm geral, as pessoas escutam sons entre 20Hz e 20KHz e apesar de realmente alguns sons (principalmente os de alta frequência) deixarem de ser ouvidos com o passar da idade (gráfico da revista Veja ao lado), isso é uma coisa que varia muito de pessoa para pessoa. E assim como tem gente mais velha que continua ouvindo essses sons muito bem, tem gente mais nova que não consegue ouvir.

Uma coisa muito interessante nessa história toda é que o pessoal que vende o alto-falante fala que “projetou” um som que só pessoas mais novas pudessem ouvir e que de alguma maneira alguém conseguiu “fazer” um som parecido para usar em celular.

Nisso, alguém, lembrando das suas aulas de física, me perguntaria: mas Pluck, como assim o cara projetou um som de alta frequência? Se tem uma frequência que o cara não ouve, não basta uma onda senoidal dessa frequência e pronto? Ao que eu prontamente respondo: sim.

E como ter certeza? Simples, baixei todos os arquivos de som que encontrei pela frente que dizem que adultos não conseguem ouvir e usei um programa que analisa o espectro de frequência. O resultado foi que a maioria deles são sons compostos por ondas senoidais centrados em uma só frequência perto de 18KHz. =P

No site Free Mosquito Ringtones tem sons de várias frequências que vc pode testar e se divertir. Mas o de 21.1KHz não vai corresponder a realidade porque muito provavemente a placa de som do seu computador só reproduz som até 20 KHz; e o de 22.4KHz é um arquivo sem áudio então ninguém vai ouvir nada (fico pensando se eles fizeram isso de propósito).

Se vc consegue ouvir todos esses som, que dizer que sua audição está muito boa? Não necessariamente… esse não é um teste muito exato já que a placa de som do seu computador (e celular) sempre provoca alguma distorção na hora de reproduzir o som e aparecem outras frequências no meio (principalmente ao aumentar o som), mas é divertido testar eles…