garota-com-fones.JPG

Esqueça tudo que vc já ouviu sobre fidelidade de som, técnicas de gravação usando mais de 2 microfones, configurações absurdas de microfones pra gravar som e home-theater de última geração pra poder escutá-lo.

Para ouvir a seguinte gravação vc precisa usar fones de ouvido (por isso esse tipo de gravação não faz tanto sucesso, existem técnicas melhores de gravação para reproduzir um som por caixas de som).

A técnica não é nova mas voltou a ser notícia com uma gravação que encena um corte de cabelo enquanto explica a técnica de gravação utilizada (o som está em inglês, mas mesmo pra quem não entende o idioma a experiência ainda é válida).

Então, está esperando o que? Ponha os fones de ouvido, aumente bastante o volume e se impressione!

Corte de cabelo virtual – Cetera Barbershop

A técnica utiliza um modelo de cabeça humana (em tamanho real) na qual é colocado dentro da cabeça, no local onde ficaria o tímpano, um microfone em cada ouvido. Por isso ao reproduzir o som temos que usar fones de ouvido, é como se realmente estivéssemos ali no momento da gravação.

Não há necessariamente um processamento do som, nosso cérebro já está acostumado a identificar todas as distorções de som resultantes do choque do som com as orelhas, com o resto da cabeça, posicionamento dos tímpanos etc.

Por incrível que pareça esses choques e distorções são o que tornam o som mais real e nos permite descobrir sua direção.