Eu acho tempestades elétricas uma coisa muito bonita de se ver. Agora imagina um lugar que tem relâmpagos entre 140 a 160 dias ao ano durante 10 horas por dia, 280 vezes por hora.

Esse fenômeno impressionante acontece no lago de Maracaibo, no município de Catatumbo, Venezuela. Estas tempestades quase permanentes podem ser vistas a até 400 km, por causa disto o local também ganhou o nome de Farol de Maracaibo ou Farol de Catatumbo, funcionando como um farol natural para barcos que navegem por lá.

 

catatumbo_lightning_venezuela.jpg

Descargas elétricas de relâmpagos, que acontecem por todo o planeta, contribuem para regenerar a camada de ozônio e proteger o planeta da radiação solar, ao transformar oxigênio em ozônio.

Embora este tipo de tempestade corresponda a apenas 10% da produção de ozônio no planeta, acredita-se que Catatumbo esteja em primeiro lugar como fonte regeneradora no mundo.

Por ser um fenômeno único no mundo e devido à sua importância para o planeta, entidades ambientais tentam a aprovação do local como patrimônio natural de humanidade pela UNESCO.

Via Relampago Del Catatumbo e Tierramerica.