Semelhante aos hologramas do filme Star Wars, esse equipamento consegue apresentar um objeto 3D (ou um vídeo dele) que está dentro do computador e projetar ele de modo que possa ser observado de qualquer posição ao redor dele. Inclusive utilizaram o modelo de uma das naves do filme como exemplo.

O trabalho chamado “Rendering for an Interactive 360 Light Field Display” ganhou o prêmio de Melhor Tecnologia Emergente de 2007 do SIGGRAPH, o maior congresso de computação gráfica do mundo.

nave.jpg projetor_3d.JPG

O vídeo mostra em várias partes como o equipamento funciona e algumas limitações que ele apresenta, mostra também testes com objetos e vídeos que podem ser apresentados e vistos totalmente ao redor deles.

Não é bem uma holografia, porque vc não pode colocar a mão nela que o espelho girando te arrancaria a mão (por isso a proteção de vidro), mas é uma alternativa muito interessante para os monitores e televisão e é incrível o resultado que conseguiram alcançar…

Apesar de o equipamento só funcionar com modelos de objetos 3D no computador, não é difícil de imaginar que logo eles consigam filmar e projetar objetos e pessoas reais utilizando provavelmente filmadoras 3D (bem, máquinas fotográfica 3D sei que já existem em universidades), então é só esperar pra ver o que mais vão inventar.