Quem quiser ver o evento inusitado, vai acontecer hoje (sexta-feira, dia 15 a partir das 13:30) a VII Competição de Pontes de Espaguete dos estudantes da Escola de Engenharia da UFRGS. O evento vai ser transmitido pela internet, vc só precisa usar o RealPlayer pra assitir e pegar o link da transmissão no Site da Competição, que explica como assistir e onde baixar o programa.

O esquema é o seguinte: só pode usar macarrão tipo spaghetti (do mesmo número e mesma marca pra todo mundo) e alguns tipos de cola, no final a ponte deve ter 1 metro e não pode pesar mais que 750 gramas! Na hora da competição se coloca um gancho embaixo da ponte e vão sendo colocados pesos (o grupo que fez a ponte que decide quanto) no gancho até que a ponte quebre.

pontes-de-macarrao.JPG

A maioria do pessoal que compete é aluno das disciplinas mas também aparecem alguns professores querendo participar por diversão (só diversão, pq as pontes de alguns nem chegam a aguentar muita coisa =P). Os primeiros colocados ganham premiação, sendo que o grupo que fica em primeiro lugar leva 800 reais em vale-compra de livros.

Eu vi as duas últimas competições e é impressionante ver como o pessoal faz umas pontes muito estranhas e que conseguem aguentar um peso danado. Pra ter uma idéia, a vencedora da última competição teve o recorde de 156 Kg!!! Imagina isso… menos de 1 quilo de fio de espaguete grudado aguentando mais de 150 quilos!!!

É cálculo estrutural na veia.