Mensagens Subliminares – Clube da Luta


O Clube da Luta é um filme que eu gostei muito, assisti no cinema e depois aluguei pra ver em casa. Aí, quando tava vendo em casa notei que em algumas cenas aparecia um borrão vermelho numa ou noutra parte da tela e achei muito estranho, quando apareceu denovo resolvi voltar e passar quadro a quadro a parte em que isso acontecia. Tive uma baita surpresa quando vi que tinham feito uma montagem e alterado 1 único quadro em algumas partes do filme.

Atualmente, peguei ele pra ver denovo e resolvi dar uns screenshot das partes em que isso acontece, vou tentar não contar nada muito importante para quem não viu o filme, vamos lá:

1 – Aos 00:04:07 minutos de filme, quando o narrador (personagem de Edward Norton, que não tem nome no filme) fala: “É tudo cópia de cópia de cópia”.

fight_club-clube_da_luta_1a.JPG

fight_club-clube_da_luta_1b.JPG

2 – Aos 00:06:19, quando o médico fala para o narrador: “Isso é que é sofrimento”.

fight_club-clube_da_luta_2a.JPG

fight_club-clube_da_luta_2b.JPG

3 – Aos 00:07:34, quando o mediador do grupo de suporte fala: “Vamos (…) nos abrir”.

fight_club-clube_da_luta_3a.JPG

fight_club-clube_da_luta_3b.JPG

4 -Aos 00:12:37, quando Marla está indo embora.

fight_club-clube_da_luta_4a.JPG

fight_club-clube_da_luta_4b.JPG

Essa foi uma sacada muito boa dos produtores do filme, já que um dos empregos do Tyler (Brad Pitt, o cara de jaqueta vermelha que aparece nas imagens) no filme é de juntar películas de filmes e ele eventualmente ele as adultera também.

Alguém poderia dizer que o objetivo dessas cenas é nos preparar para o aparecimento do personagem ou alguma coisa absurda, mas como vcs podem ver no post Mensagem Subliminar e os Desenhos Disney, eu não acredito que mensagens subliminares tenham algum efeito no inconsciente ou qq coisa parecida, acho que foi por pura diversão dos produtores (se vc viu o final do filme tudo fica claro).

Agora, se alguém quiser ser um pouco paranóico em relação ao filme, neste link (em inglês) tem gente tentando relacionar os personagens dele com os personagens de Calvin e Haroldo. O autor já falou que não se baseou neles, mas não deixa de ser engraçado ver algumas coincidências.

Carregando comentários...


41 comentários antigos

  1. amelia  

    Realmente….
    Qdo vc tiver outras mensagens subliminar vc pode me passar ok.
    Outro dia, fui em um velorio com o meu irmão, entramos em uma sala, eu falei: que legal, não tem imagens, serve para todas as religiões, ele me disse OLHE AS PAREDES E AS COLUNAS, ISSO É MENSAGEM SUBLIMINAR, são formas de CRUZ, ai que fiquei sabendo que existia mensagem subliminar.


  2. westphal  

    bah man… isso nao é mensagem subliminar!! eu vi isso a olho nu. mensagem subliminar é algo que voce nao consegue ver.

    você viu realmente o filme? então devia saber que o cara interpretado pelo edward norton era esquizofrênico. portanto ele e tyler (brad pitt) são a mesma pessoa. entao enquando tyler não está em cena, ele fica aparecendo em frações de segundos. imagino que seja algo relacionado a esquizofrenia dele, quando ele se vê numa situaçao com a qual nao sabe lidar, ele se decorre ao tyler… – de qualquer forma, nao é mensagem subliminar.


  3. Pluck Autor do post 

    Se você realmente conseguiu reconhecer as imagens, meus parabéns você é ninja, eu e todo mundo que conheço ou não viram nada ou só viram borrões e tiveram que parar o vídeo para ver o que era.

    Realmente o Edward Norton tem problemas, só que é dupla personalidade e não esquizofrenia, não botei isso no post para não ficar spoiler demais.

    Quanto a mensagem subliminar, não é necessariamente algo que você não consegue ver, mas algo que você pode até ver mas não consegue reconhecer também. Como a maioria das pessoa nem sequer viu que tinham esses borrões no filme, eu diria que são mensagens subliminares.
    De qualquer forma, mensagens subliminares não servem para nada, duvido que elas modifiquem o comportamento de alguém ou qualquer coisa do tipo.


  4. Priscila  

    Eu também viiso daí, só faltou vocÊ colocar a última mensagem sublimiar.. no fim mesmo, antes dos créditos, qnd o Edwars Norton dá as mãos pra menina e tudo explode em seguida aparece um pênis! muito rápido que só dá pra verno slow motin mesmo! [É SÉRIO]
    Tenta lá e vc vai ver!


  5. Pluck Autor do post 

    Oi Priscila, eu também vi esse aí, mas não quis colocar a foto.
    E acabei esquecendo até de comentar sobre ele. =P
    Obrigado pela lembrança!



  6. Sily  

    Kra. Eu n sou ninja mas eu vi e penssei q era efeito do álcoll mas deppois eu vi denovo e notei ele

    Tava penssando q tava muito doido da segunda vez q eu vi mas eu passei quandro a quandro e só perssebi os 2 ultimos quadros

    Se e subliminar ou n eu n sei MAS EU VI ! ! !



  7. Alison  

    Também a uma cena do tipo no final do filme… aparece um órgão sexual, qnd o casal está no prédio que não é demolido… alguém viu essa cena? não sei exatamente o tempo.


  8. Andrei  

    existem além dessas imagens, muito mais mensagens subliminares no filme, à todo o instante,é só reparar, todas aquelas “sujeiras” que apareçem, são mensagens, logo que ele sai do câncer do cérebro, ele pareçe comprimentar alguém, que nada mais é que o tyler, reparem só!


  9. Andrei  

    Observação: Mensagens Subliminares ficam armazenadas em seu subconsciente e alteram opiniões e comportamentos; quer você acredite ou não!


  10. Lizie  

    Nossa,legal você ter colocado o tempo certinho em que o Brad aparece. Se você colocar uns 5 segundos antes do tempo, dá pra ver muito bem sim ele aparecendo, apesar de que quando vi o filme pela primeira vez só notei a última imagem do pênis mesmo. Realmente, foi uma ótima sacada colocar as imagens, tendo antes mencionado o que o personagem aprontava no trabalho.


  11. Cacau  

    A cena final que mostra o penis da pra ver que é um penis(é um flash mais lento)…mas pra ter certeza vc vai la e volta o filme em camera lenta…essa jogada é pra que as pessoas que assistiram o filme, e estranho alguns borroes que apareceram durante o filme voltem e vejam os flash mais rapidos que parecem que o dvd esta arranhado(que sao aqueles que aparecem o tyler…)”

    Depois de perceber isso no filme acho que o filme nao mudo muita coisa pra mim…foi apenas um complemento para oq mostra no final do filme…que seria uma dupla personalidade do ator principal.
    O filme é bom…mas o final é deixa a desejar.


  12. Renata  

    Isso está BEEEM visível no filme. Os borrões passam lentos demais para serem considerados uma “mensagem oculta”. Simplesmente estão mostrando que Tyler sempre esteve ali, oculto na mente de Edward, mas sempre ali, caçoando dele.
    Como já conhecia o segredo do filme quando vi, saquei isso de primeira, é bastante óbvio.



  13. edineii  

    ke loko
    dá pra ver mesmo o pinto do cara
    eu dá primeira vez ke vi percebi um monte de flashs tbm
    muito bom o filme


  14. Lucas  

    XP Não existem mensagens subliminares. Se está sob o nível liminar de percepção, é pq não percebemos. Se não percebemos, não recebemos a informação. Se não recebemos a informação, não é uma mensagem. XP

    Eu sou da opinião da Renata. o Tyler estava ali e os roteiristas/diretor/pessoal de produção resolveram dar dicas.

    Tanto é que quando ele se dá uma surra, no escritório do chefe, ele diz: “Por algum motivo me lembrei da minha primeira luta com Tyler.”

    =P


  15. Noufa Demus  

    este Filme foi muito legal, a pergunta que ficou foi: é possivel uma pessoa chegar a um nivel de dupla personalidade como o ator principal do filme chegou? quais os fatores levariam a isto, uma psicopatia? um fenomeno espiritual? o mundo das trevas
    (o desconhecido) penetrando sutilmente… ficção apenas?


  16. samuel  

    porra, o pasatempo do tyler era coloca paradas pornograficas em filmes famílias entaum o diretor coloco aqele penis no final pa mostra q tyler eh alguem no subconciente d tdos nos.( eh serio eu vi ele fala numa entrevista)


  17. samuel  

    Vc’s firam viram o Tyler nos flashes qase impossiveis d se ver, mas quase ninguem viu ele quando o edward norton tava vendo uma propanga d um hotel e apareceu tdos os garçons e adivinhem: o Tyler era um dos garçons,apareceu bm na frent da tela, flw!!!!




  18. Leandro Pires  

    Mensagens subliminares existem sim !!! No caso do filme em questão pode ter sido pra incrementar ,por diversão ,etc. Pesquise e saberá que as maiores indústrias mundiais se utilizam desse artifício. Não por acaso na década de 60 o governo americano inseria mensagens subliminares em comerciais ,reportagens outdoors ,tudo.E existia um estudo elaborado pela CIA acerca delas.Hoje ainda é muito utilizada em filmes e comerciais.A questão é ,que atingindo o consciente abaixo do liminar elas produzem efeitos nas pessoas mais suscetíveis. Não acredito que com seus achismos, e sem conhecimento técnico algum você possa a um dos ramos mais estudados e utilizados da Psicologia consciente.



  19. Edvania  

    Confesso que assisti o filme varias vezes, mas o pior da mensagem não são essas cenas que aparece o Brad Pitt pois isso é a razão do filme já que o personagem principal sofre de paranóia.
    A mensagem subliminar aparece quando termina o filme, logo que começa a tocar a musica, aparece a silhueta de um homem nu. Percebi isso vendo o filme algumas vezes, e assisti no computador que dá para parar o filme no exato momento da imagem, não consegui ver nitidamente em DVD, mas se prestar atenção a imagem aparece como um flash.
    Vale a pena ver.


  20. gilvan  

    ok! mas o clube da luta passa nao, uma , mas muitas mensagens,que nao devem ser entendidas teoricamente ou filosoficamente,e sim na prática,isto é muito claro no filme quando o tyler diz: encontre o seu maior medo e enfrente-o! apenas perdendo a esperança e chegando ao fundo do poço poderemos ter um vislumbre das possibilidades de termos um certo acesso aos nossos centros superiores,aqueles que possuem olhos pra ver e ouvidos para ouvir…sabem do que falo…



  21. lilian  

    cara, isso não é mensagem subliminar, pra quem realmente viu o filme, tem uma parte onde o Tyler fala sobre isso, mas é como um borrão preto que aparece no canto da tela, quando trocam o rolo dos filmes; e também, o Tyler só aparece nesses cenas porque ele já ta criando a dupla personalidade, mals ae pra quem não viu o filme ainda, mas é só pra esclarecer mesmo, (:


  22. Alexandre  

    Tenho uma pesquisa sobre essas mensagens. Porem não acho que seja mensagens subliminares o que tem nesse filme, e sim uma forma do autor de fazer um filme diferente, pois quando isso é colocado em forma correta em filmes não é possível a visualização perfeita do que esta na mensagem ou no desenho por isso é passado varias vezes. Já nesse filme aparece claramente mais com um intuito de chamar atenção. Em um programa norte americano isso foi feito com o símbolo de uma marca super famosa, só que aconteceu um erro e ficou por muito tempo na tela e todos poderão ver nitidamente se alguém ainda não olhou acho que tem no “you tube”. Para que essas imagens possam ser vistas pelo sub consciente sem serem notadas é preciso que a cada 1 segundo seja dividido em 300 imagens e uma seja trocada pela mensagem. Á programas bons na internet que ajuda a fazer.
    Bom, eu acredito que isso seja verdade.



  23. Carol  

    Mensagem subliminar é quando não se vê. Essas imagens dá pra ver a olho nú, perfeitamente. Tyler é apenas uma pessoa, interpretado por dois atores, Edward e Brad.
    Tyler, o personagem quando esta em cena com o ator Edward, tem problemas psicológicos, ele não aceita ser quem ele é, não aceita a vidinha que leva.
    Tyler, o personagem interpretado por Brad, é o cara que ele realmente queria ser.. então, como se percebe no filme, ele cria o Clube da Luta e rola toda a história, até Tyler cair na real do que fez.
    🙂


  24. Espectador  

    As aparições de Tyler (pitt) são justificadas pelo fato de que Tyler é alter ego de Anonymous (jack / personagem principal). A maior parte do filme é feita pela narrativa de Anonymous, então, os flashs que mostram o Tyler é porque Tyler ja estava a muito tempo na mente de Anonymous.


  25. Vinicius  

    Eles colocaram as imagens de Tyler(Brad Pitt) no filme , pois naquela época em alguns filmes apareciam o logotipo da coca e da pepsi , então colocando Tyler no frame era uma forma de deboche ! Só pra lembrar, esse filme é muito bom !


  26. Gilberto Kammer Junior  

    Caras… Essas aparições do Tyler é porque desses acontecimentos na vida dele é que acabam por formar a sua segundo personalidade ou seja Tyler.




  27. Vinicius  

    Eu reparei esses cenas. Já na primeira eu notei algo de estranho, na cena do médico também vi. Ficou muito na cara a surpresa do filme.


  28. Erick Araújo  

    Pode crer vei, depois que os prédios explodem, dá a primeira falha, na próxima falha aparece um pinto , kk. Bem estranho isso!!!