Helloooooowwwww!!!

Bom, como essa é a minha primeira (de inúmeras, assim espero!) aparição por aqui, acredito que uma rápida apresentação sobre mim e sobre como vim parar aqui cairia bem!

Então, vamos por partes! Aqui quem escreve é uma “garota” de vinte e poucos anos, com duas grandes paixões na vida: sétima arte e música…

Como leitora regular desse blog, percebi que aqui se encontrava um pouco de tudo porém faltavam posts sobre música… como eu não sei viver sem música (meus dias sem trilha sonora literalmente não funcionam), resolvi sugerir ao Troile que abrissem espaço no blog para indicações musicais… na falta de outra pessoa disponível para escrever sobre o tema, “voi lá”, cá estou eu!

Enfim, minha intenção é tentar passar aqui boas referências musicais, de vários estilos diferentes (afinal vivemos em uma democracia), mas, basicamente, não vou negar que pretendo indicar aqui bandas, cantores e cantoras dos quais eu gosto, e muito! Já viram, sou tendenciosa mesmo e não nego!

Mas garanto à vocês que tenho bom gosto musical, então pra quem (assim como eu) curte soul music, rock, blues, mpb, indie rock, folk, pop music, black music, etc, etc, etc, estejam certos de que sempre vão achar boas indicações por aqui!

Como diria meu amigo Troile, “buenas”, vamos abrir os trabalhos com uma banda nacional chamada Ludov.

Ludov é uma banda de rock do cenário alternativo nacional, que tem em sua formação Vanessa Krongold (vocal e violão), Mauro Motoki (guitarra, teclado, baixo e vocal), Paulo “Chapolin” Rocha (bateria) e Habacuque Lima (guitarra, baixo e vocal).

O primeiro trabalho da banda foi o EP “Dois a Rodar”, que contém o hit “Princesa”, logo após veio o álbum “O Exercício das Pequenas Coisas” e por último, em 2007, “Disco Paralelo”.

Os integrantes da banda já estão juntos há quase 10 anos, quando formaram o Maybees,

que atraiu atenção do público de rock alternativo.

O Maybees fazia música pop com bastante influência das bandas inglesas mais melódicas dos anos 60 e 90. Cantando em inglês eles lançaram dois discos.

Sentindo que o momento estava mais propício para quem cantava em português, a banda encerrou a carreira como Maybees e abriram mão de todo o repertório, para renascer primeiro como Super-trunfo e finalmente como Ludov (numa citação ao livro A Laranja Mecânica).

Rapidamente a mídia deu apoio e a MTV também passou a veicular os clipes da banda. O que culminou, em 2004, com o vídeo de Ludov sendo indicado para vários VMBs (levando, inclusive, o prêmio de revelação do ano).

Bom, agora que já tracei um rápido histórico da banda para vocês terem idéia do que se trata,posso então partir para algumas considerações sobre o perfil da banda.

Particularmente, considero as letras da banda como sendo o seu traço principal (o ponto forte), pelo menos foi o que me “pegou em cheio”, logo na primeira audição.

As composições do Ludov retratam sentimentos comuns, encontros e desencontros, decepções, amores e desamores, situações de fácil identificação que criam uma certa familiaridade com o que se está ouvindo. Quanto a musicalidade, posso dizer que o som da banda é um rockzinho muito gostoso de se ouvir, é um som fácil, leve (para ser ouvido a qualquer hora), despretensioso, porém muito marcante… possivelmente depois que você ouvir uma música do Ludov, reconhecerá a sonoridade da banda facilmente em qualquer outra canção do seu repertório, o que não quer dizer que estamos falando de uma banda com musicalidade previsível, mas sim marcante!

Provavelmente quem curte Los Hermanos irá se identificar muito facilmente com Ludov, tanto pela qualidade das letras quanto pela semelhança sonora.

Agora que vocês já são íntimos da banda, já a conhecem desde criancinhas, podemos partir para algumas indicações do repertório, para quem quiser conferir (na verdade, considero todas as músicas do Ludov excelentes, mas aqui tentei separar aquelas que acredito serem as mais marcantes para uma primeira audição), vale muito à pena e eu recomendo, pois se trata de rock nacional de alta qualidade:

1. Princesa (EP Dois a Rodar)

2. Dorme em Paz (O Exercício das Pequenas Coisas)

3. Kriptonita (O Exercício das Pequenas Coisas)

4. Todo Esse Ar (O Exercício das Pequenas Coisas)

5. É só Saudade (O Exercício das Pequenas Coisas)

6. Disco Paralelo (Disco Paralelo)

7. Rubi (Disco Paralelo)

8. Conversas em Lata (Disco Paralelo)

9. Noite Clara (Disco Paralelo)


Vale também conferir o vídeo da música Princesa no Youtube (link abaixo), que ganhou prêmio da MTV no ano de 2004:

Segue mais um pouquinho de Ludov com os vídeos das músicas Kriptonita, Da Primeira Vez e Esquece e Vai Sorrir:


Video: Kriptonita

Video: Da Primeira Vez

Video: Esquece e Vai Sorrir

Buenas, para quem conferiu e gostou dos vídeos e das músicas indicadas, seguem abaixo os links da discografia completa da banda:

* Dois a Rodar (EP)

* O Exercício das Pequenas Coisas (2005)

* Disco Paralelo (2007):

Então, é isso… eu descobri Ludov através de indicação de uma amiga de internet, que me mandou a música Princesa, e foi o suficiente pra que eu me apaixonasse e corresse atrás de todo o material da banda (que estou repassando mastigadinho aqui), e logo eu estava ouvindo sem parar!

Em breve trarei alguma outra indicação musical para vocês, aceito pedidos e sugestões também ok?!

Enjoy!!! ^^