Nossas colaboradoras do site, Kanahahan-Han e Mama, me enviaram uma notícia muito interessante do site da BBC do Brasil, com a matéria: Fotos mostram criaturas bizarras do fundo do mar.

A jornalista e cineasta Claire Nouvian lançou recentemente o livro The Deep, um livro de mais de 200 fotografias impressionantes do fundo do mar e textos de diversos especialistas. As fotos foram batidas no oceano em profundidades de até 7 Km (lembrando que o ponto mais profundo do oceano tem pouco mais de 11 Km e fica na Fossa das Marianas) e impressionam não só quem gosta de biologia marinha.

Algumas das imagens do livro:

the-deep-4.jpg

the-deep-2.jpg the-deep-3.jpg the-deep-5.jpg

the-deep-1.jpg

Afinal, isso parece ou não um Pokemon?

Os oceanos ocupam uma área de aproximadamente 70% da superfície da Terra, parece bastante mas como a diversidade de vida na água não se restringe àquela que fica na superfície o número aumenta um pouquinho, ficamos então com 99% do volume do planeta onde a vida pode se desenvolver estando restrito aos oceanos (guardadas as devidas simplificações). E somente 5% do leito do oceano foi mapeado com algum detalhe, enquanto isso a superfície da Lua é conhecida com um grande detalhamento… alguém afim de fazer um post sobre onde é aplicado o orçamento militar/bélico norte-americano?

E além disso eu pergunto… o que aconteceu com os seres abissais com cara de monstro e cheios de dentes que a gente via nos livros de biologia no colégio? Estão ficando mais fofinhos?? Deve ser tudo culpa do aquecimento global! Aguardem brevemente um post sobre como contribuir para diminuir o aquecimento global (só não vão esperando nada sério… ). =)

seres-abissais-1.jpg seres-abissais-2.jpg

Isso sim são seres abissais!