Estava o Pluck lendo alguma revista, creio que a Veja, quando perguntou: Porquê eles não dão carne para os malditos Pandas? E então começou a nossa conversa, e é por isso que começamos o post de hoje justamente com o título: Dêem carne para os malditos Pandas

A revista que ele estava lendo e qualquer notícia que se veja na televisão sempre fala que os Pandas são mamíferos da ordem dos carnívoros mas que se alimentam quase exclusivamente de bambu. Eu não sei o que vocês acham disso, mas eu pessoalmente acho isso no mínimo muito estranho. Sendo da ordem dos carnívoros, eles possuem dentes e sistema digestivo próprio para o consumo de carne.

Em cativeiro sua dieta consiste 99,9% em bambu, cana-de-açúcar, mingau de arroz, biscoito especial rico em fibras, cenoura, maçã e batata-doce. Eles realmente esperam que um carnívoro viva bem comendo uma dieta vegetariana e rica em açucar? Isso para mim é loucura.

Sabe-se que o Panda também se alimenta de insetos, ovos e roedores. Eu gostaria de propor um estudo em que alimentassem um Panda com pelo menos 50% dessa dieta carnívora. E quero que vocês me respondam, o que vocês acham que aconteceria quando alimentamos um animal carnívoro com carne? Na minha opinião ele vai se comportar muito mais como o animal que ele deveria ser. E isso provavelmente iria incluir o fator reprodução que tanto falam mal.

O panda é um dos animais em maior risco de extinção do mundo, devido à dificuldade que este mamífero tem para se reproduzir. Somente 10% dos pandas em cativeiro conseguem cruzar naturalmente. Apenas 30% das fêmeas engravidam. Mais de 60% dos pandas cativos não demonstram qualquer desejo sexual.

Alimentem os Pandas com proteína e gordura animal e creio que veremos uma grande mudança em todos esses fatores.