Como Ligar um Carro com Bateria Arriada


A bateria do seu carro arriou? Mostramos aqui o passo a passo para ligar o seu carro com os cabos próprios para isso (aqueles com terminais com ponteira jacaré) e a bateria de outro carro (a popular chupeta).

Resumo

1 – Aproxime os dois carros de modo que os cabos alcancem as baterias dos dois carros (normalmente se deixa um de frente para o outro).
2 – Desligue os carros.
3 – Ligue o cabo vermelho nos polos positivos das baterias dos dois carros. Os polos positivos da bateria estão identificados por um sinal de (+) e, em muitos casos, estão protegidos por uma capa vermelha.
4 – Ligue o cabo preto nos polos negativos das baterias dos dois carros. Os polos negativos da bateria estão identificados por um sinal de (-).
5 – Aguarde 15 minutos.
6 – Desconecte o cabo preto.
7 – Tente ligar o carro com a bateria arriada.

8 – Caso o carro não ligue, volte ao item 4, aguarde 30 minutos e tente novamente.
9 – Caso o carro ligue, pode desconectar o cabo vermelho. A partir daí o alternador do carro irá carregar a bateria.

OBS: A princípio você pode conectar/desconectar os cabos em qualquer ordem, contanto que conecte o positivo no positivo e o negativo no negativo (explicação no texto abaixo).

Explicação de todas as dúvidas que você nunca teve sobre a conexão de duas baterias e mais algumas

O cabo preto e o vermelho são iguais?
Sim. A diferença de cor é somente para ajudar a não confundir o polo positivo com o negativo.

Posso levar um choque ao conectar os cabos?
Normalmente não, a voltagem da bateria é baixa, 12v. Tanto é que existem cabos de bateria sem a proteção isolante nos terminais em jacaré.

Preciso necessariamente conectar os cabos positivos antes dos negativos?
Não. Isto é aconselhado para evitar um curto circuito em caso de descuido. Caso o cabo negativo seja conectado primeiro, ao conectar a segunda extremidade do cabo positivo, caso encoste esta extremidade no chassi de algum dos carros, vai fechar um curto circuito que pode danificar a bateria e os componentes eletrônicos do carro.

Li que é para conectar o cabo negativo primeiro na bateria boa e depois no chassi (não na bateria) do carro com a bateria arriada. Preciso seguir isso?
Não. Essa recomendação é muito frequente nos Estados Unidos, mas não é comum aqui. A teoria por trás disso é:
Ao conectar o quarto e último terminal dos cabos, é possível sair uma faísca na hora da ligação.
Caso essa faísca entre em contato com o gás de hidrogênio da bateria, pode causar uma explosão.
Logo, para manter a faísca longe da bateria, se conectaria o terminal do cabo negativo no chassi do carro, que é conectado ao polo negativo da bateria.
Pelo que li, isso nunca aconteceu de verdade pois para isso a bateria deveria estar aberta ou visivelmente danificada, mas acredito que ninguém vá tentar carregar uma bateria neste estado.
Inclusive, encontrei um vídeo onde dão um curto na bateria, com um monte de faísca, só para mostrar como isso afeta os componentes do carro.

Posso ligar o carro com a bateria boa para acelerar o processo?
Isso é desnecessário e não vai acelerar o processo, a carga que vai para o outro carro depende unicamente da espessura do cabo utilizado.
Desnecessário também é ficar acelerando o carro, isso também não vai mudar nada.
O único motivo para manter o carro ligado seria caso você ache que a bateria boa também está arriando.

Preciso aguardar 15 minutos antes de ligar o carro com a bateria arriada?
Sim. No mínimo 15 minutos! Por quê? Porque 99,9% dos cabos vendidos são vagabundos. E se você faz parte dos 0,01% que se deu ao trabalho de ir atrás de um cabo realmente bom, você já saberia como fazer chupeta e não estaria lendo o post.
Ah, mas eu comprei um cabo caro. Vagabundo!
Ah, mas eu comprei um cabo importado. Vagabundo!
Ah, mas meu cabo é super pesado, parece ser de qualidade. Vagabundo!
Ainda não acredita? Leia o nosso post sobre Como Escolher um Cabo para Carga da Bateria.
Com um cabo realmente bom, após conectar os cabos, já é possível dar partida no carro com a bateria arriada, toda a corrente necessária para ligar o carro consegue ser transmitida pelo cabo.
Com um cabo fraco, é necessário primeiro esperar a bateria arriada se carregar o suficiente para dar partida, e isso demora. Caso tente ligar o carro sem a bateria arriada ter carregado o suficiente (e com os cabos ligado), a corrente que vai ser exigida pode esquentar e acabar rompendo os fios internos do cabo que liga as baterias.

Preciso necessariamente desconectar o cabo para testar a partida?
Sim se você quiser preservar seu cabo. Caso tente ligar o carro sem a bateria arriada ter carregado o suficiente (e com os cabos ligado), a corrente que vai ser exigida pode esquentar e acabar rompendo os fios internos do cabo que liga as baterias.

Preciso necessariamente desconectar as duas extremidades do cabo para testar a partida?
Não. Desconectar somente uma das extremidades de um dos cabos é suficiente, mas desconectar os dois garante que a pessoa não vai se distrair e encostar o cabo onde não deve.

Preciso aguardar 30 minutos para o novo teste?
Pode aguardar menos, mas a cada tentativa, a carga da bateria arriada zera novamente e vai ser necessário esperar mais do que o tempo anterior para ela adquirir mais carga.

Já aguardei 30 minutos e o carro continua não ligando.
Então é possível que este cabo tenha rompido em uma tentativa anterior de dar partida com os cabos ligando as baterias, em uma bateria que ainda não tinha transferido carga suficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *