Como Escolher um Cabo para Carga da Bateria


Você comprou um cabo para dar carga na sua bateria arriada (a famosa chupeta) e quando foi usar o cabo, ele precisa ficar um tempão conectando as duas baterias antes de você conseguir ligar o carro. E agora você quer saber como escolher um cabo que você possa conectar e em seguida já dar partida. Então vamos lá.

Resumo

Não confie nos cabos normalmente vendidos nas lojas. Os valores de espessura de cabo normalmente inclui o isolamento quando deveria apenas informar a espessura do cobre e os valores de amperagem não são confiáveis.

Compre de alguém que faça os cabos.
O Mercado Livre é uma opção prática. Encontrei um vendedor que faz cabos de 10 mm² e outro que faz de 16, 25 e 35 mm².
10 mm² – Mínimo para carregar a bateria do carro.
16 mm²
25 mm² – Bom para dar partida direto em carro.
35 mm² – Bom para dar partida direto em caminhonete.

Ou compre um cabo importado que venda com valor de AWG, quando menor melhor:
06 mm² – 10 AWG
10 mm² – 8 AWG
16 mm² – 6 AWG
25 mm² – 4 AWG
35 mm² – 2 AWG

Explicação de porquê quase nenhum cabo no mercado presta

Vamos por partes, esses cabos normalmente são compostos por um cabo condutor de cobre envolto por um isolante e em cada extremidade temos garras do tipo jacaré.

A característica mais importante é o calibre (bitola) do cabo de cobre, que pode ser dado pela espessura (diâmetro) em milímetros (mm) ou pela área (seção) em milímetros quadrados (mm²). É o calibre desse cabo de cobre que vai dizer a se a carga de uma bateria para a outra vai ser rápida ou não, pois quanto maior o calibre, maior a corrente que passa pelo cabo (e mais rápida a carga).

Um cabo com o condutor fino vai passar pouca corrente, logo vai demorar para carregar a bateria arriada. Se você tentar ligar o carro sem a bateria arriada ter carregado, a corrente que vai passar pode esquentar demais o condutor fino e ele pode romper internamente, aí pode jogar o cabo fora.

Um cabo com o condutor grosso vai passar muita corrente, você nem precisa esperar a bateria arriada carregar, já pode dar partida no carro sem medo de esquentar demais e romper o cabo interno.

Nossos cabos de bateria aqui no Brasil são MUITO ruins. Através de uma pesquisa que fizemos em diversos fóruns em inglês, pudemos chegar às seguintes conclusões em relação ao calibre dos cabos de cobre que queremos:

10 mm² (3,6 mm) – Mínimo para carregar a bateria do carro.
16 mm² (4,5 mm)
25 mm² (5,6 mm) – Bom para dar partida direto em carro.
35 mm² (6,7 mm) – Bom para dar partida direto em caminhonete.

Obs1:
Esse deve ser o calibre do cabo condutor interno de cobre sem contar a espessura do isolamento externo.

Obs2:
Esses valores em “mm²” são padronizados no Brasil, você não vai encontrar valores intermediários. Os valores em “mm” são uma aproximação, na prática depende se o condutor de cobre vai ser formado por um único fio ou por vários fios juntos.

Cuidado número 1:
Muitos vendedores de cabo para carga de bateria não informam nenhum valor de calibre na embalagem. Ignore estes completamente.

Cuidado número 2:
Os vendedores que informam um valor de calibre, informam um valor que inclui o isolamento do cabo e não deixam isso claro. Esse valor da espessura total do cabo é inútil para nós. Parece piada isso, mas que fique bem claro: a maioria dos cabos vendidos que informa a bitola, informa um valor que inclui o isolamento do cabo, o que é inútil para nós.
Para se ter uma ideia, encontrei um raro fabricante que explicitou a espessura do cabo em 8 mm e do condutor em 2 mm (valor muito pequeno, não queremos um cabo desses). Veja que grande diferença de espessura somente de isolamento!
Um cabo grosso engana, dá a impressão que é resistente e que o fio condutor pode ser grande, mas não se engane, pode ser puro plástico isolante ali. Muitas pessoas compram cabos assim, elogiam a qualidade e dão várias estrelinhas na pontuação, mas como é um produto de uso muito esporádico, não aparece ninguém dizendo que realmente usou e aprovou!
Inclusive a Tramontina, uma empresa respeitada, vende um que diz “cabos de cobre de 9 mm de diâmetro”, isso definitivamente não é verdade, esse valor provavelmente inclui o isolamento, veja a nossa tabela acima, com um cabo de cobre de 9 mm (atenção que é mm e não mm²) acho que consigo dar partida em um avião… e não acho que eles tenham se confundido com 9 mm² porque este não é um tamanho padronizado.

Cuidado número 3:
O parâmetro que os vendedores mais utilizam é a amperagem. Não faço ideia de onde eles tiram seus valores de amperagem. Um cabo de 100 A para instalação elétrica de uma casa usaria um cabo de 35 mm², mas esses cabos de carga de bateria usam cabos muito menores (4 mm²). Ignore a amperagem dita na embalagem, normalmente são: 100 A, 200 A ou 300 A. Ignore com mais força ainda (eu sei que a tentação é grande, mas você consegue) os que dizem uma amperagem acima de 1.000 A. Já encontrei cabos anunciando até 1.500 A.

Cuidado número 4:
Alguns anunciam o produto “Para Trator” ou “Para Caminhão”. Não se deixe enganar, se não disser a espessura do fio de cobre, ignore!

 

Afinal de contas, onde vou encontrar um cabo decente?

Opção 1
Embora a maioria dos cabos vendidos normalmente não atenda as nossas expectativas, ainda é possível continuar procurando.
Encontrei duas empresas que me deixaram tentado a acreditar nos seus valores de calibre, principalmente por também venderem material elétrico como cabos e fios, eles sabem que o anúncio principal não deve conter a espessura total do cabo.
A Daneva não informa a amperagem e vende valores de calibre mais reais (4 e 6 mm²).
A Perlex informa valores de amperagem bem menores que os normalmente anunciados, valores mais próximos dos reais (6 mm² para 70 A e 10 mm² para 90 A).
Deixo claro que não conheço as marcas e não sei da qualidade do cabo vendido, mas os anúncios são mais reais do que a maioria que vende cabo de 6 mm (veja que não é mm², isso seria para avião?) ou de 8 mm² (isso nem é um valor padronizado!).

Opção 2
Sabe onde o pessoal de oficina elétrica consegue os cabos deles? Mandam fazer com alguém que monte o cabo ou que solde!
Você pode verificar se uma oficina elétrica vende um igual ao deles (cuidado porque eles também podem vender os comuns fracos) ou em alguma loja de material elétrico que também monte cabos.
Consegui encontrar dois (só!) vendedores no Mercado Livre que fazem cabos. Um deles faz de 10 mm² e o outro faz de 16, 25 e 35 mm².

Opção 3
Comprar no exterior.
Nos EUA se encontram desde cabos muito finos de 4mm² até cabos exagerados de 35 mm². Ou seja, também se vende muito cabo ruim lá, mas lá eles têm mais opções. Eles utilizam como calibre o valor de AWG, que quanto menor mais espesso. Caso você vá comprar um com esta especificação, utilize a comparação abaixo:
04 mm² – 12 AWG
06 mm² – 10 AWG
10 mm² – 8 AWG
16 mm² – 6 AWG
25 mm² – 4 AWG
35 mm² – 2 AWG

Caso queira saber como conectar os cabos para fazer a carga, veja nosso post Como Ligar um Carro com Bateria Arriada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *