Como desidratar banana


Aqui em casa já fazemos banana desidratada há bastante tempo, tanto que o primeiro desidratador que tínhamos já estragou e precisamos comprar outro. Compramos um novo recentemente e ele está funcionando perfeitamente.

Das várias frutas e carnes que experimentamos fazer nele, a banana continuou sendo a melhor opção de todas. Ela fica deliciosa e não costuma durar mais do que dois dias porque ninguém consegue parar de comer.

Cuidado!!! Você pode ficar viciado de tão bom que elas ficam.
Depois não diga que não avisamos =)

O primeiro passo é deixar as bananas amadurecerem bastante, porque quanto mais maduras, mais doces elas ficam. O processo de desidratar nada mais é do que o alimento perder parte da água, o que concentra o sabor e os nutrientes, além de aumentar o tempo de vida da comida.

Nós sempre deixamos elas ficarem com algumas ou muitas manchas pretas, o que é um sinal de que elas estão maduras, mas cuidado para que elas não passem do ponto e fiquem molengas demais.

Primeiro separamos todas as bananas do cacho e descascamos uma a uma retirando as partes que estejam muito machucadas.

Então para cortar, sempre dividimos ao meio no comprimento e depois cortamos cada parte em 3 pedaços, as vezes 4 se a banana for muito grossa. Depois de cortar, espalhamos nas bandejas do desidratador.

Depois colocamos as bandejas no desidratador e ligamos ele. A marca que compramos há pouco tempo é a Presto 06301 Dehydro, essa versão tem um controle digital que permite ajustar exatamente a temperatura que você quer em graus Celsius (ºC) ou Fahrenheit (ºF) e um relógio que funciona como cronômetro, te mostrando a quanto tempo ele foi ligado, ou então como temporizador, permitindo que ele desligue após o tempo que você programar.

A diferença para o modelo anterior, Presto 06300, é que ele não tem nenhum ajuste, funcionando com uma temperatura única, sem mostrar o tempo e vem com 4 bandejas. O modelo posterior, Presto 06302, também é mais simples, nele o ajuste da temperatura é por um botão que gira, ele também não mostra a temperatura, mas vem com 6 bandejas, como o nosso Presto 06301.

Nós comparamos o preço de vários desidratadores e, daqueles que pareciam melhores, optamos por comprar o Presto pela Amazon, pois o preço ficou mais barato do que os brasileiros, mesmo a Amazon cobrando o imposto de importação adiantado, o que praticamente dobra o preço inicial do produto.

Sempre que eu ligo o desidratador na tomada ele mostra a temperatura em ºF, então eu pressiono o botão para ele alternar para ºC, depois disso eu ajusto a temperatura para 46º e mando iniciar. Com o aparelho ligado é possível escutar o barulho do ventilador, que tem uma certa altura, mas não chega a incomodar.

Após 18 horas com o aparelho ligado, a maior parte das bananas cortadas já desidratou. Neste ponto eu retiro a maior parte das bananas que já estão prontas e coloco elas em um pote. No dia em que tirei essas fotos, foram usadas as seis bandejas que vem junto com o aparelho e, após retirar as que estavam prontas, juntei as que ainda estavam moles, por serem fatias mais grossas, em uma única bandeja que ficou mais umas setes horas desidratando.

O resultado final pode ser visto na imagem abaixo. A qualidade da foto não ficou tão boa porque já era de noite e o pessoal aqui de casa já tinha comido quase todas as que haviam ficado prontas mais cedo. Sem problema, já tem mais banana amadurecendo para serem feitas daqui a alguns dias.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida é só perguntar nos comentários abaixo =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *