Hail povo, estamos trocando uma idéia ontem na casa de uns amigos e a conversa acabou chegando na questão de download de filmes e tudo mais.

Por incrivel que pareça (pelo menos para mim) muitas pessoas nem sabem o que é Torrent, muito menos como usar.

Então hoje, vou explicar aqui passo a passo como entrar no mundo maravilhoso dos downloads via p2p ou Peer 2 Peer.

Vamos lá?

Primeiro de tudo, O QUE É?

O Torrent é uma tecnologia criada por Bram Cohen que permite o compartilhamento de qualquer tipo de arquivo pela internet, sendo muito usado para a distribuição de vídeos, músicas e programas. Sua forma de trabalho é muito eficaz e evita, por exemplo, que determinados usuários só façam download, mas não compartilhem arquivos (pelos menos teoricamente). Isso porque a taxa de download é equivalente à taxa de upload, ou seja, somente compartilhando é que você consegue baixar arquivos. Por esta razão, quando você está iniciando um determinado download, a velocidade utilizada é lenta e vai aumentando de acordo com o que já foi baixado do arquivo. Quanto mais você tiver de um arquivo, mais usuários se conectarão ao seu computador e pela regra, a taxa de velocidade do seu download aumenta.

Como funciona na pratica?

Diferente de arquivos hospedados em Rapidshares e Easy-Shares da vida, o arquivo não está hospedado em lugar nenhum, cada usuário tem uma parte ou o arquivo inteiro em seu computador, abrindo uma porta para outros usuários baixarem também, ou seja todos recebem e enviam dados sem passar por uma pagina especifica. Ou seja tudo que você tem que fazer é se conectar aos outros.

Gostei como uso?

Primeiro de tudo você vai precisar de um programinha para baixar e gerenciar seus downloads de torrent, eu particularmente aconselho o Utorrent, até hoje foi o melhor que eu usei.

Buenas, o UTorrent é facil de usar e leve, uma vez ele instalado, todos os arquivos .torrent que você baixar já vão abrir ali  na hora, você só precisa configurar o jeito que você quer. Não vou explicar exatamente tudo sobre o UTorrent por que esse não é o motivo do tutorial, acredito que dando uma fuçada qualquer um pode descobrir os mistérios do programa, ou qualquer duvida só deixar um comentário.

Pronto baixei e instalei o UTorrent o que eu faço agora?

Buenas agora você está a um passo de baixar coisas pra cacete, tudo que você precisa agora é escolher um bom site de torrents e mandar brasa.

Aqui está uma pequena lista dos que me vem a cabeça:

Mininova.org

Isohunt.com

Torrentreactor.net

Torrentportal.com

Uma vez dentro do site, você vai procurar ou escolher algo que você queira baixar, seja musica, livro, filme, seriado etc etc etc, tem de tudo.

Tem algumas manhas para reconhecer a boa qualidade de um torrent e garantir que o que você está baixando é exatamente o que você quer, eu expliquei bem mastigadinho nesse post aqui <-
Agora vou postar um passo a passo de como baixar um torrent, go go go.

Primeiro passo: Escolher um site de torrent.

Vamos lá, vou direto para o Mininova.org, afinal é o meu site preferido e tem os melhores releases.

minninova

Segundo passo: Escolher algo para baixar.

Bom, eu particularmente sou mais ligado em filmes e seriados, então vou logo dando uma olhada nas seções que tem isso para ver as novidades. Logo de cara um torrent chama a minha atenção, o ultimo episódio da série Supernatural, devem ter lançado ontem.

torrent1

Como vocês podem ver ele tem bem menos seeds do que leechers, o que indica que eu provavelmente não vá ter uma velocidade de download maravilhosa, mas como o arquivo é relativamente pequeno (350 MB) não vai ser problema.
Terceiro Passo: Fazendo o download

Bom, clico no torrent que eu quero e pronto, estamos na pagina de downloads, agora é só clicar no link e baixar o torrent.

torrent2

Quando você clicar ali no “Download this torrent” vai mandar um download de um arquivo muito pequeno, coisa de Kbites, mas não se preocupe é esse arquivo que vai rodar no seu programa.

Agora vou baixar o arquivinho e ir para o proximo passo.
Quarto passo: Baixando no uTorrent.

Pronto com o arquivo .torrent devidamente baixado ele vai abrir o uTorrent e perguntar se é aquilo que você quer baixar mesmo em uma janela igual a essa…

torrent3

Dou uma conferida, o arquivo é .avi o que indica que obviamente é um arquivo de video, o tamanho parece certo, o episódio também, escolho o lugar onde o arquivo vai ficar e mando brasa.

torrent4

Notem que a velocidade não vai começar no maximo de cara, ele vai demorar um tempinho até conectar aos outros usuários e deixar tudo nos conformes. Como vocês podem ver ai em cima eu baixo bastante coisa por torrent e essa imagem é algo como 1/10 da minha lista inteira de coisas baixadas.

Agora é o ultimo passo..

Quinto e ultimo passo: Completar download achar legenda e se divertir.

A melhor parte, como baixei um seriado que é em inglês, não veio com legenda, vale lembrar que praticamente nenhum arquivo de filme ou série que voce baixar nos sites de torrent vai vir dublado ou com legenda, isso você precisa ir atrás.

Eu particularmente uso o Legendas.Tv para catar as legendas, eles atualizam praticamente no mesmo dia que sai o release.

Agora é só sentar com a pipoquinha e se divertir.
Espero que esse pequeno tutorial tosco ajude em alguma coisa, qualquer duvida, só deixar nos comments.