Os arquivos .cbz e .cbr são arquivos compactados que possuem dentro deles várias imagens, normalmente o equivalente a uma edição de uma revista em quadrinhos, e que são visualizados com programas específicos, sendo o mais famoso o CDisplay.

Devo admitir que no começo eu não fui muito com a cara dos arquivos .cbz e .cbr, afinal não via nenhuma vantagem em ter que baixar um visualizador de imagens especial para poder ler a revista, ao invés de usar o que eu já tinha instalado no meu computador e já estava acostumado a usar.

Uns dias depois eu descobri que:

  • O .cbz é na verdade um .zip que foi renomeado. Comic Book Zip (CBZ).
  • O .cbr é na verdade um .rar que foi renomeado. Comic Book Rar (CBR).

A vantagem de renomear para esses formatos é que você pode associar no windows um programa especial pra abrir eles quando você faz duplo clique neles. Ainda assim isso não me interessava muito e sempre que eu fazia download de um arquivo desses, minha primeira atitude era dezipar eles.

Até que um dia eu vi a luz.. eu encontrei um programa de organizar quadrinhos com um visualizador embutido e que, o mais importante de tudo, era super prático e com os recursos que eu gosto de usar. Para quem se interessar, eu falei dele no meu post sobre como organizar quadrinhos e livros.

Phoney Bone