Estava eu navegando e pesquisando sobre cabos flat, um cabo pra ligação de HD dentro do computador, pra quem não sabe… Pq eu tava procurando uma solução de aumentar ainda mais a capacidade do meu computador. Daih, eu me bato com um fórum que tinha uma pergunta um tanto estranha… “Existem, cabos flats de 3m?” Fiquei mega curioso… será que o kra quer ter o HD fora do gabinete? Então segui lendo e tinha justamente a pergunta, “Pra que você quer um flat de 3m?”. Eis que o cara me responde que queria colocar um computador de mesa dentro do carro para montar um centro multimídia no carro dele. Ain’t that something… só viajei na malícia do maluco, colocar joystick e talz, daih se tu acabar em algum lugar completamente chato e entediante, vc pode simplesmente entrar no seu carro, sacar seu joystick e jogar qualquer joguinho (Emuladores dos consoles que você possui, mas não pode levar em viagens?), assistir um DVD, trabalhar (se for alguma espécie de workaholic), ou até mesmo navegar na internet pros mais carregados na grana (que afinal, o kra tem q ter…). Mas infelizmente o projeto do rapaz tem toda uma falha. Um pc de mesa não foi feito pra ser portátil, então pros que não entendem muito bem de computador, leiam bem esse post, pode salvar uma grana desnecessária em manutenção mediante ao cuidado extra, mas não vou dizer coisas que já não são de sabedoria comum aos mais viciados.

Imagina só um bixo desses operando dentro de seu carro.

1º – Axo que o mais importante de todos, a voltagem da bateria do carro é de 12V, e o computador de mesa normal opera em 110V, teria que se conseguir uma solução para estabilizar, pq qualquer oscilação poderia danificar a máquina.

2º – Qualquer tipo de cabo, especialmente os sem muita resistência como é o caso do flat, tendem a perder informações quando os dados viajam por longas distâncias, e muitas vezes até o impacto pode ocasionar perda de informações, meu cabo de rede mesmo, qdo eu chutava acidentalmente derrubava minha internet.

3º – Slots de placas e memória, pode estar tudo bem aclopado e td mais, só que mais uma vez o impacto pode balançar e com o tempo afrouxar, fazendo com que você possa ter um problema de mau contato, podendo até queimar algum dos periféricos.

4º – HD, esse é o mais tenso… o disco rígido… um disco magnético de alta rotação que é lido por uma pequena agulhinha que nunca toca o mesmo, no entanto qualquer impacto pode fazê-la tocar e assim danificar o disco, até ficar como um LP, ou CD arranhado.

“Mas então não tem nenhum jeito de fazer algo do tipo funcionar tio malkav?”.

Calma crianças, nada está perdido, se você quer um grande playground no seu carro, ou van (uma van com certeza seria mais foda…). Com uma pequena pesquisa, baseado nas vontades do maluco citado anteriormente eu consegui encontrar alguns computadores feitos para operar em veículos, em 12V e com configurações melhores até que o meu (oh vida…), além de não terem tantas avarias com os impactos que uma estrada ruim poderia ocasionar.

car computer

No entanto esse parece ficar mais confortável num carro.

Pow, axei tão bonitinho o bixo, seria massa ter um na mesa e dizer: “Sente meu pc foda… compacto e pequenino”. Pena que não deve ter aqui no Brasil, senão eu poderia até andar c/ um na mochila e aguardar perde-lo para o primeiro trombadinha q eu cruzar na rua.