Toda escola tem aquela guria que é sacaneada pela moleca, aí recebe apelidos… o chamado Bullying.

O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas(como colocar apelidos, agredir, quebrar pertences, empurrar, ignorar, discriminar, etc…), intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.

Aí você lembra daquela guria gordinha que todo mundo sacaneava, chamava de baleia encalhada…

As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo.

Quando você ouve as notícias de adolecentes ou jovens que entram atirando em escolas (alguém ouviu Estados Unidos soando nas entrelinhas?)

Então, antes de sacanear aquela gordinha da tua turma, pense duas vezes. Um dia ela pode entrar atirando com um uma metralhadora ou um fuzil e te furar que nem queijo suiço…

ou pior…

ela pode ficar assim:

“Muito prazer, Ana Hickmann.”

É por isso, caros amigos, que nós do UNINUNI temos uma filosofia que vamos repatir com vocês neste exato momento.

“Nunca ignore uma guria até ela completar 18 anos…”

Existe uma coisa chamada Ironia… que a vida gosta de usar muito para sacanear quem se acha esperto…

então, se tiverem uma chance de serem espertos… não sejam.

vocês podem ter deixado de dar uns pegas na Ana Hickmann e não sabem disso.

até a próxima.