Alexander Levit fraude, Ben Underwood impressionante


Há algum tempo atrás eu vi um vídeo dos Super Humanos de Stan Lee no History sobre Super Visão, que segundo a Wiki é o episódio 12 da 2ª temporada do programa. No vídeo, eles apresentam Alexander Levit, uma pessoa cega que conseguiria enxergar pela mente.

Será isso verdade? Ele consegue enxergar mesmo sendo cego? Ao longo do episódio eles já mudam a história, falando que o rapaz nasceu cego, mas hoje enxerga e, segundo o próprio Alexander, sua visão é cerca de 30% da visão normal. Mas ele diz consegue ver com os olhos vendados e que inclusive enxerga melhor devido a sua super visão. Assistam o vídeo abaixo:

A questão é que os testes feitos pela History não foram realmente sérios, do tipo feitos para desmascarar alguém, eles estavam mais para mostrar as habilidades de Alexander e criar um episódio para o programa. O tipo de máscara que ele usou é o mesmo usado no método Bronnikov, um método de desenvolvimento humano e psíquico que diz ajudar os cegos a verem com os olhos da mente. Abaixo existem dois vídeos em inglês que mostram como esse método é uma farsa e como eles fazem para trapacear usando o mesmo tipo de máscara do episódio da History:

Como os vídeos de cima mostram, qualquer pessoa consegue ver usando aquela máscara pois eles conseguem enxergar no espaço entre a viseira e o nariz. Quando a máscara é trocada por uma da equipe de filmagem, completamente vedada, eles não conseguem mais levar a farsa adiante.

Mesmo na cena de Alexander na sala escura, no vídeo da History, antes de apagarem a luz, ele já havia visto onde estavam posicionados os objetos, sem falar que usando visão noturna para filmagem eles não deixaram a sala no escuro completo, para filmar assim é necessário um pouco de luz, ou seja, eles mesmo estavam iluminando um pouco a sala para poder filmar.

Uma outra maneira de fazer o teste seria, ao invés de criar um óculos tão fechado como eles mostram no final dos vídeos que desmascaram, seria apenas colocar uma folha de papel na frente do rosto dele, como fazem em campeonatos de resolução de cubo mágico com vendas. Abaixo o vídeo em que Marcell Endrey bate o recorde mundial:

Mas existem pessoas cegas que realmente conseguem enxergar de outras maneiras, sem que haja nada de misterioso nisso, mas sim uma habilidade extraordinária aprendida. Abaixo um trecho do documentário Extraordinary People, onde mostram Ben Underwood, um garoto cego que aprendeu a se movimentar no mundo usando eco localização, parecido com a maneira como os morcegos enxergam o mundo. Ele faz clicks com a sua boca e pela diferença dos sons que ouve ele percebe se existem obstáculos a sua frente, e assim ele consegue jogar basquete e andar de bicicleta. Isso sim é impressionante, e não aquela farsa da History sobre visão mental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *